Câmara recebe exposição sobre o Centenário da Semana de Arte Moderna

Exposição da ETEC de Ribeirão Preto é gratuita e está no saguão do prédio administrativo do Legislativo
Câmara recebe exposição sobre o Centenário da Semana de Arte Moderna

A Câmara Municipal realizou, na noite desta terça-feira, 14 de junho, a abertura da exposição “Memórias e Identidades”, dos alunos do curso técnico em Design de Interiores da ETEC José Martimiano da Silva, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.

A exibição no saguão do prédio administrativo do Legislativo, se dá  em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, que foi uma manifestação artística ocorrida no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922.  Na ocasião, através de música, dança, exposição de obras e outras manifestações, artistas como Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade e Anita Malfatti buscaram renovação social e artística no país.

Para o presidente do Legislativo, Alessandro Maraca (MDB), a exposição na Câmara, além de incentivar a cultura na cidade, é uma oportunidade de interação entre o povo e seus representantes.

"É uma oportunidade muito boa pra comemorarmos a Semana de Arte Moderna e também o aniversário da cidade. Mas quero ressaltar, sobretudo, que o mais importante é a presença das pessoas dentro da Câmara Municipal. Afinal, aqui é a casa do povo, e as pessoas precisam frequentar esse espaço público e conhecer melhor o trabalho do Legislativo", afirmou.

Os trabalhos em exposição mobilizaram os estudantes para apresentar visões através de 30 pinturas sobre as obras dos artistas Tarsila do Amaral (releitura da obra "Operários") e Pablo Picasso (Guernica), com observação à guerra atual entre Rússia e Ucrânia.

Além desses trabalhos, também estão expostos quatro objetos do memorial da escola técnica em que representam os cursos oferecidos. Nesse mês de junho a ETEC comemora 95 anos.

A exposição ficará disponível até o dia 29 de julho de 2022.

-------------

Serviço:

Exposição "Memórias e Identidades" - alunos de Design  de Interiores da ETEC Ribeirão Preto

Local: Câmara Municipal de Ribeirão Preto - Av. Jerônimo Gonçalves, 1200

-------------

Texto: Marco Aurélio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)